Celebrando a Reconciliação

Reflexões sobre o tema

REFLEXÃO 01

«Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade.»
Efésios 2:13,14

Por meio do Sangue de Cristo Jesus fomos convidados a termos intimidade novamente com Ele; E não apenas isso! O Seu sacrifício desobstruiu todos os obstáculos que nos impedia de sermos chamados de “amigos de Deus”.
Para quem não sabe, a carta de Paulo aos Efésios é uma das epístolas mais eficientes para entendermos o que é uma vida prática em Cristo. E o apóstolo divide os seus 6 capítulos em 3 segmentos principais: Princípios relativos ao que Deus tem feito, princípios sobre a nossa existência atual e princípios a respeito da nossa luta diária.

Seguindo toda a história da salvação, nós vemos o Senhor sempre buscando o perdido e caído em suas transgressões. O braço do Senhor nunca esteve curto, que não nos pudesse salvar e nem os Seus ouvidos tapados para nos ouvir (Isaías 59:1). O que sempre nos impediu de termos acesso a Ele era o nosso pecado e iniquidade (Isaias 59:2). Se tínhamos inimizade com o Pai das luzes, imagina com o nosso próximo então! O ápice da reconciliação vem por meio de Jesus Cristo. 

O versículo 13 do capítulo 2 de Efésios nos fala que estávamos distantes da pessoa de Cristo. Consequentemente, nós éramos inimigos de Deus e estávamos longe dos Seus propósitos eternos. Mas a sequência do texto nos diz que foi criado um “estreitamento” por conta do Seu sangue derramado na cruz. Antes éramos inimigos de Deus, mas fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho (Romanos 5:10). Por meio do seu sacrifício nós somos justificados (Romanos 5:9), purificados (I João 1:7), perdoados (Hebreus 9:22) e redimidos (Hebreus 9:12). Com isso, teremos o dever de sermos Seus ministros de reconciliação nesta terra, afinal Ele nos confiou a mensagem da reconciliação. (2 Coríntios 5:19)

O tema Celebrando a Reconciliação nos convida a termos os corações gratos por tudo o que foi feito por nós na cruz. Além disso, essa temática nos convoca ao privilégio de sermos portadores desta mensagem em um mundo caído sob os escombros do pecado e da inimizade. 

Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. (2 Coríntios 5:20)

Pr. Cleiton Alberto Silva
IB em Casa Forte/ Capelão do SEC


REFLEXÃO 02

Que grande prova de amor foi dada por Deus de restabelecer o elo de ligação entre o homem (rompido no Éden) e Ele, por meio de Cristo Jesus. Isso é motivo de celebração, pois com o pecado comedido pelo homem, Deus poderia ter desistido da sua obra prima da criação. Mas diferente desta atitude, enviou seu filho ao mundo para morrer em meu e no seu lugar. O nosso Deus ao tomar esta decisão, demonstrou uma prova de amor inigualável. E por meio de Jesus Cristo, fomos novamente aproximados de Deus. A parede de separação foi rompida e passamos a ter livre acesso ao Pai. 

Se pensarmos na cena do Éden no momento em que o homem pecou, podemos imaginar a mudança em seus semblantes, a paz e a alegria que vinha de dentro da alma, deu espaço para angústia e sofrimento. Contudo, o sangue de Cristo lavou, tirando todo este sofrimento e restabelecendo a paz para todo aquele que nele crê.  A inimizade realizada por satanás, foi desfeita a partir do momento em que Cristo assumiu toda a culpa do pecado por nós na cruz.  E ao vencer a morte, Jesus deixou claro que a cruz significa sofrer pelos pecados e restabelecer a reconciliação e a paz com o Pai, outrora perdidas. 

Esta deve ser a mensagem pregada em todo o mundo, e em particular, em nosso estado de Pernambuco, no qual o sincretismo religioso predomina, onde é ensinado de forma errônea que outros caminhos chegam a Deus! A Cruz é o ápice mais expressivo e contundente do amor divino revelado à humanidade e o único caminho que, de fato, proporciona a reconciliação de Deus com a sua criatura, a ponto de transforma essa criação em filho por adoção, por isso celebremos ao Senhor. Amém! 

Dr.ª Zelia Maria Freitas dos Santos 
Educadora Religiosa da Igreja Batista da Batalha


REFLEXÃO 03

Quando pensamos na Obra Evangelística e Missionária, não tem como não vir as nossas mentes aquilo que Deus fez e faz através de nossas vidas, na operosidade do Senhor e Salvador Jesus Cristo em nossos corações, nos tornando novas criaturas, fazendo-nos perceber como produtivos somos nas mãos deste Deus abençoador. 

 É um motivo de profunda alegria e gratidão celebrar a reconciliação, pois temos a certeza de que o Senhor fez grandes coisas por nós. O Salmo 126:3 nos lembra da bondade divina e da importância de reconhecermos as bênçãos que recebemos. Além disso, Deus nos confiou uma missão: compartilhar a mensagem do evangelho que traz liberdade, transformação e salvação. De acordo com Romanos 1:16, o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. Por isso, devemos nos sentir honrados em sermos os portadores dessa mensagem divina e em ajudar outros a experimentarem a reconciliação e a graça de Deus em suas vidas.

Celebremos a gratidão e o compromisso de missão servindo ao Senhor e pregando o evangelho a toda criaturas, como ordenado em Marcos 16:15.

Vamos celebrar com alegria a reconciliação que o Senhor nos proporcionou e continua a proporcionar a todos aqueles que se rendem a Ele.

Pr. Antônio César de Freitas 
Pastor da PIB em São José do Belmonte


REFLEXÃO 04

O apóstolo Paulo em suas cartas menciona muitas vezes a reconciliação que temos recebido através de Cristo Jesus. Estávamos “separados da comunidade, sem esperança e sem Deus” (Efésios 2: 12); mas Jesus nos “reconciliou e nos deu um ministério de reconciliação” (II Cor. 5:18), isto é, a responsabilidade de transmitir esta mensagem para outros. Com esta missão temos, também, a obrigação de sermos “santos e irrepreensíveis” (Col.1: 22). Jesus veio para “derrubar a parede de separação e nos dar a paz com Deus” (Ef. 2: 14), e consequentemente, a paz com os homens. Agora que já temos recebido e estamos procurando cumprir as nossas responsabilidades de sermos embaixadores e santos, podemos alegremente celebrar esta  reconciliação. 

Aos Romanos 5: 11, Paulo diz que “podemos nos gloriar em Deus por Jesus Cristo, pelo qual temos recebido a reconciliação” Vamos celebrar com alegria, orando, cantando, anunciando a mensagem de salvação em Jesus Cristo. Amem!

Profª Ycléa Cervino


REFLEXÃO 05

Efésios 2:13 e 14 – “Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, viestes para perto pelo sangue de Cristo, pois ele é a nossa paz. De ambos os povos fez um só e, derrubando a parede de separação, em seu corpo desfez a inimizade”,
2 Coríntios 5:18 – 20 – “Mas todas essas coisas procedem de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação, pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não levando em conta as transgressões dos homens; e nos encarregou da mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus vos exortasse por nosso intermédio. Assim, suplicamos-vos por Cristo que vos reconcilieis com Deus”.

Reconciliação:

  • O ministério de Jesus compartilhado com a igreja;
  • O ministério de Jesus que edifica a igreja;
  • O ministério de Jesus que vincula ao Pai;
  • O ministério de Jesus que empodera a igreja;
  • O ministério de Jesus que unifica a igreja;

Paulo na primeira viagem missionária se indispôs com Barnabé por causa de João Marcos e se separaram. Tempos depois mandou trazer de volta o sobrinho alegando que lhe seria muito útil. Paulo viveu a reconciliação na sua experiência com Deus, de salvação e no dia a dia com a equipe e com as igrejas.

Vivemos hoje o tempo do fim e a diversidade de opiniões doutrinárias e ideológicas precisa ser encarada pela igreja com muita firmeza na manutenção dos princípios da palavra de Deus, que são inegociáveis e que mantém organizada a vida na terra, negar os princípios é destruir a vida como deve ser.

Quando o homem é trazido para Deus através da fé e do arrependimento sincero há muita alegria no céu.

A reconciliação com Deus e com o próximo é o plano original e perfeito de Deus.

Missões nos une mais do que qualquer outra atividade eclesiástica. Quando a igreja reconciliada com Deus e com a sua palavra é curada e passa a crescer naturalmente, os frutos virão e o mundo passa a notar o brilho da glória de Deus nas testemunhas de Jesus.
Em Pernambuco nós, Batistas, estamos celebrando a reconciliação promovendo missões nos 187 municípios do caminho do mar, que é o significado de Paranambuco.

Jesus é o caminho para O Pai e nós a sua igreja o conhecemos e é dele o roteiro Jerusalém, Judeia, Samaria e até os confins da terra, a cidade de cada um de nós é Jerusalém, o nosso estado é Judeia, Samaria é o Brasil, e os confins são os cerca de 200 países que necessitam de reconciliação com Deus.

Celebremos a reconciliação em Pernambuco essa é a nossa missão. Ore contribua e celebre, pois Deus ama quem dá com alegria.

Pr. Edvan Tavares Pessoa
Pastor da PIB no Coração de Rio Doce - Olinda


REFLEXÃO 06

Há quem diga que não temos o que comemorar, a economia, não vai bem, a política sempre nos causando surpresas para pior, o futuro está incerto, a pergunta é quais lentes temos usado para enxergar o mundo e qual o mundo que queremos ver? Pois bem, com júbilo no coração, eu te convido a olhar com os olhos de Deus na pessoa do seu Filho Jesus. E vamos juntos celebrar!, sim, celebrar a reconciliação.

Antes perdidos, agora achados, antes presos, agora presos, mas presos à liberdade que Cristo nos outorgou na cruz; antes cansados do sofrimento em trevas, pelo estado de pecado, hoje iluminados, pela luz divina que disse: EU SOU a luz do mundo. Então temos muito que celebrar por alguns porquês:

Um tempo: agora. Hoje. Não temos que esperar mais, não temos que operar nenhuma obra, e nem olharmos no horizonte da desesperança de esperar em homens. O Agora chegou. Jesus.
Uma distância: Longe. Sim queridos, quantas gerações esperaram o Messias prometido? Quantos vieram dizendo-se: Sou eu, o prometido? Não, Ele não está mais longe, quando ele estava na cruz, disse: “tetelestai” ou seja: está consumado!  Não há mais distância. Agora não é Deus que está longe e sim nós que escolhemos ficar longe dele. Pois Ele nos aproximou pelo seu sangue.
Uma possessão: Querido isto é lindo. O mundo busca uma paz, muitos matam e morrem para tê-la, muitas vezes o preço da chamada "Paz" do mundo é muito auto. Mas eu tenho uma boa notícia pra te dar, ei, a sua, a minha, a nossa paz é Ele. Não é um estado de espírito, não é a ausência de guerra, não é dinheiro na conta, não é fama, mas sim uma pessoa e o seu nome é JESUS, O PRINCEPE DA PAZ. ALELUIA!!!
Um casamento: quando dois se tornam um. Em sonhos, em cumplicidade, em propósitos, em objetivos, sim no casamento de um homem e uma mulher. Mas o que Paulo fala sobre a nossa união,  não diz respeito a algo humano, mas divino; é Ele morando não perto, mas dentro de cada um de nós.
A obra: No fim do verso 14, diz: tendo derrubado a parede de separação. A nossa desobediência construiu um muro, como diz em Isaías 59:1 e 2.

Pr. Aguimael Ferreira de Oliveira
Pastor da PIB em Floresta


# VISITE O BLOG e leia mais sobre a Campanha 2023.
 
Siga-nos em nossa redes sociais para ficar informado sobre tudo o que vai acontecer durante a Campanha de Missões Estaduais.
FACEBOOK: /amecbpe
INSTAGRAM: @somoscbpe
TWITTER: @somoscbpe