Criança

Acesse o conteúdo especial que preparamos para o líder de criança.

Olá, querido(a) líder do Ministério ou Departamento Infantil.

É com enorme prazer que passamos às suas mãos a Suplemento Infantil da Campanha de Missões Estaduais 2023. (faça download do suplemento aqui)
Este é mais um trabalho que surgiu do desejo de proclamarmos o tempo da Reconciliação, numa visão expansiva de nos sentirmos ainda mais unidos. Isso significa que é tempo de celebrarmos a Reconciliação com Deus e com o próximo, a fim de agradarmos a Deus e também nos prepararmos para a volta do Senhor Jesus, vivenciando, cada dia, a palavra do Senhor com os pequeninos.
As lições aqui propostas, deverão servir de suporte para um direcionamento do seu trabalho, ensinando às crianças desde cedo o amor pela obra missionária.
Os cultos e as histórias bíblicas ajudarão você a transmitir valores e boas práticas, que deverão resultar em bons frutos na vida dos pequeninos. 
Os estudos apresentados tiveram como suporte diversos autores que decorrem sobre a área da Pedagogia Infantil, baseados em pesquisas bibliográficas, além da Bíblia.
Aproveite bem cada sugestão de atividades que complementarão a funcionalidade do material apresentado. Envolva as crianças de tal forma que elas também se comprometam com a missão de celebrar a reconciliação com os seus amigos e com todos.
A área de Missões Estaduais registra sua gratidão à Profa. Aparecida Diniz, Coordenadora da ADEC - Área de Desenvolvimento de Educação Cristã da nossa Convenção que com muito amor e dedicação, investiu tempo e conhecimentos para elaboração do conteúdo dessa revista. 
Nosso desejo é o de que o Senhor de Missões use a sua vida com muita inspiração, 
Em Cristo, Senhor de Missões. 

Pr. Epitácio José da Silva
Coordenador de Missões Estaduais


Palavra para a liderança do Ministério Infantil

:: Profa. Mª Aparecida Viana Diniz 

É com alegria e gratidão a Deus que estamos iniciando mais uma campanha especial em prol de Missões Estaduais 2023, cujo tema é: Celebrando a reconciliação. E a divisa, está no texto de Ef. 2.13-14, onde a Bíblia diz: “Mas agora, em Cristo, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade”.   

O texto de Ef. 2.13 e 14 aponta para dois momentos na vida de quem tem Jesus como o Salvador.  Refere-se ao tempo sem Jesus e ao tempo com Jesus. Para o convertido, uma mudança de vida que se tornou possível mediante o sacrifício de Jesus na cruz. Como diz o texto básico: “Mediante o sangue de Cristo”.  Jesus Cristo é a reconciliação de todas as pessoas com Deus. “Pois Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade”.  

Jesus é a reconciliação, o reencontro de todas as pessoas com Deus. Reencontro necessário para restabelecer a antiga amizade com Deus e restituir a graça de Deus sobre a vida das pessoas. Pois o pecado, a desobediência ocorrida no Éden, causou a separação entre o ser humano e Deus. Conforme nos diz Gn. 3.8-10. “Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi”.  Por este motivo, Deus mesmo enviou o seu único Filho, de uma forma muito especial, para se tornar o Salvador de todos os povos, raças e nações. Jesus é a reconciliação com Deus. Jesus produz paz e unidade entre todos os seres humanos e restitui a comunhão com Deus. 

É importante lembrar que essa mensagem nem sempre é entendida e aceita por todas as pessoas. Até mesmo o mestre Nicodemos teve dificuldade para entender esse ensino de Jesus quando disse que “... ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito”. João 3.5-6.  

Durante esta campanha, o nosso desejo é que todas as crianças possam entender que Jesus é a reconciliação de todas as pessoas com Deus.  Ao mesmo tempo em que também possam ser impulsionadas a também obedecerem ao IDE de Jesus, por toda mundo, pregando o evangelho a toda criatura.

Nesta direção é que colocamos à disposição uma sequência de cinco sugestões de programas de cultos infantis, focando Jesus a única forma de reconciliação de todas as pessoas com Deus. Ressaltando o fato de Deus mesmo ter enviado Jesus como um bebê muito especial, cujo destaque foi também representado pela estrela que apareceu no oriente, na noite do seu nascimento. Outro destaque é que o próprio Jesus ensinou sobre a necessidade de todas as pessoas se reconciliarem com Deus, uma vez que a reconciliação com Deus é um privilégio para todos, sem qualquer discriminação entre os povos, raças e nações. Lembrando também que na Bíblia, um dos grandes exemplos de mensageiro da mensagem de reconciliação com Deus é o apóstolo Paulo, que foi usado por Deus para evangelizar inclusive os gentios. 

O ide de Jesus, levando a mensagem de reconciliação, é uma ordem sempre atual para os seus discípulos de todos os tempos, povos, raças e nações. Conforme Marcos 16.15, onde a Bíblia diz:  “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Essa ordem deve ser obedecida por todos os seus discípulos de todos os tempos, sempre com muita alegria e celebração, pois a possibilidade de reconciliação de uma só pessoa com Deus deve ser motivo de muita festa e alegria no meio do povo de Deus.     

Celebremos pois, com muita alegria, a reconciliação.


Música Oficial

Agente de Jesus

:: Autor: Sérgio Oliveira – IB em Afogados

Eu sou um pequeno agente de Jesus,
Sou agente de reconciliação
Por Deus convocado pra levar a luz,
Pra levar ao povo a Salvação.

Agente de Jesus, de reconciliação,
Tenho que falar de paz, perdão e amor
Agente de Jesus, de reconciliação,
Tenho que falar do Salvador.

Na escola, no parque ou em qualquer lugar
Falar de Jesus é, sim, minha missão;
Como agente dele, é meu dever levar
Para todos reconciliação.

Agente de Jesus, de reconciliação,
Tenho que falar de paz, perdão e amor
Agente de Jesus, de reconciliação,
Tenho que falar do Salvador. 2X


Sugestões de ordens de cultos

Objetivo geral: Ensinar para as crianças a importância de testemunhar, com alegria, que Jesus é a reconciliação de todas as pessoas com Deus. 
Tema: Celebrando a reconciliação 
Divisa: “Mas agora, em Cristo, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade”.  Ef. 2.13-14. 

Ordem dos cultos

Recepção: Receber as crianças, de forma calorosa. (Sempre que possível, preparar o ambiente de maneia diferente para cada culto). 
Prelúdio / início do Culto: Providenciar uma música instrumental, playback ou alguém tocando algum instrumento.  
Momento de cânticos: Selecionar e preparar os cânticos relacionados com o tema da campanha e com o tema do culto do dia. (Sugestões em ANEXO) 
Momento de oração: Orar pelos missionários de Pernambuco, sempre com a participação das crianças. (Pesquisar informações sobre os campos missionários de Pernambuco e apresentar pedidos de oração, relacionados com as necessidades de cada campo.)
Participação musical: Dar oportunidade às crianças e/ou a pessoas convidadas.
Recitar o tema e divisa da campanha de Missões Estaduais 2023.
Dedicação de ofertas: Cantar a música tema da campanha de missões estaduais infantil, enquanto recolhe as ofertas, utilizando o cofrinho preparado para a campanha. 

Muito importante conversar com as crianças sobre a definição do valor de um alvo, a ser alcançado. Bem como, sobre maneiras de conseguir alcançar o alvo proposto. No final da campanha, informar quanto do alvo foi alcançado e dizer como vai fazer a entrega para a AME – Área de Missões Estaduais da Convenção Batista de Pernambuco.  
Obs.: Em todas as partes do culto, procurar destacar Jesus, a reconciliação de todas as pessoas com Deus, e ajudar as crianças celebrarem a alegria da salvação.  

Recursos didáticos para todos os cultos

  • Bíblia
  • Cartaz da campanha com TEMA e DIVISA.
  • Música tema, em vídeo, OU em PowerPoint, OU transcrito em um cartaz.
  • Cânticos, relacionados com o tema da campanha (sugestões Anexo I).
  • Cofrinho da campanha. Sugestão: confeccionado com lata de refrigerante, e adesivo da campanha (Anexo II).
  • Plano da salvação (Anexo III). 

Se possível, preparar o ambiente sempre com clima de festa. Usar balões, fitas coloridas etc. Seja criativo!
Providenciar os recursos didáticos sugeridos e/ou similares. 

Obs.: Muito necessário procurar ler todo o material, apresentado, para conhecer todo a proposta e providenciar os recursos didáticos. Muito importante ter conhecimento e segurança de todos os textos bíblicos. 

Faça download do Suplemento Infantil - Cultos

 


Sugestões de atividades para crianças

:: Por Calné de Oliveira

Existem várias atividades que podem ser desenvolvidas com crianças de diferentes idades para enfatizar a reconciliação entre elas, de forma horizontal, mas também entre elas e Deus, no sentido vertical. Aqui estão algumas sugestões:

Oficina de cartões de reconciliação: 
Forneça cartões em branco para cada criança e peça-lhes para desenhar ou escrever uma mensagem de reconciliação para um colega com quem eles possam ter tido um conflito ou desentendimento. Depois, permita que cada criança entregue seu cartão ao destinatário e conversem sobre suas diferenças para resolver a situação.

Jogo de identificação de semelhanças: 
Crie uma lista de características ou interesses que as crianças podem ter em comum, como o mesmo animal de estimação, o mesmo time de futebol favorito ou o mesmo hobby. Peça às crianças que se levantem e se apresentem com base em quantas características têm em comum com outros membros do grupo. Isso pode ajudar as crianças a encontrar pontos em comum e incentivar a reconciliação.

Jogo da bola da reconciliação: 
Peça para as crianças se sentarem em um círculo e passarem uma bola para um colega. Quando a bola chegar a um colega, ele deve dizer algo positivo sobre essa pessoa ou pedir desculpas por alguma coisa que tenha feito. Depois que a bola passar por todos, peça às crianças para se abraçarem ou cumprimentarem de alguma forma.

Jogo da confiança: 
Divida as crianças em pares e peça a cada par para se sentar de costas um para o outro. Em seguida, peça a um parceiro para descrever uma imagem ou objeto que ele vê e o outro parceiro deve tentar desenhá-lo sem olhar. Essa atividade pode ensinar as crianças a confiar uma na outra e a trabalhar juntas para alcançar um objetivo comum.

Histórias Bíblicas:
Utilize histórias bíblicas sobre a reconciliação para ensinar as crianças sobre a importância da reconciliação com Deus. Por exemplo, a história do filho pródigo pode ser usada para ensinar sobre a graça e o amor de Deus para aqueles que se afastaram dele, e a importância de voltar para Ele.

Oração:
Incentive as crianças a orar e pedir perdão a Deus por quaisquer coisas que tenham feito que os afastaram Dele, e agradecer a Deus pela reconciliação que Ele oferece através de Jesus.

Trabalhos manuais:
Realize trabalhos manuais que enfatizem a mensagem da reconciliação, como a criação de cartazes com versículos bíblicos sobre o assunto, ou a confecção de pequenos símbolos, como pombas brancas, que representem a paz e a reconciliação.

Louvor e Adoração:
Cante músicas de louvor e adoração que enfatizem a reconciliação com Deus, e incentivem as crianças a expressar sua gratidão por esta oportunidade.

Caça ao tesouro bíblico:
Organize uma caça ao tesouro bíblico em que as crianças precisam procurar versículos da Bíblia que falem sobre a reconciliação. Quando encontrarem o versículo, elas devem lê-lo em voz alta e explicar o que ele significa.

Piquenique da reconciliação:
Realize um piquenique com as crianças em que cada uma deve trazer um alimento para compartilhar com os outros. Durante o piquenique, elas podem falar sobre a importância da reconciliação com Deus e com as outras pessoas enquanto compartilham suas experiências.

Experimento científico:
Realize um experimento simples que explique a importância da reconciliação. Por exemplo, coloque água em um copo sujo e peça às crianças para observarem a aparência da água. Em seguida, coloque a água em outro copo limpo e peça para as crianças observarem a diferença. Explique que, assim como a água suja precisa ser limpa para ser pura, nós também precisamos nos reconciliar com Deus para sermos limpos e puros.

Em resumo, através de atividades criativas e interativas, é possível ensinar às crianças a importância da reconciliação com Deus e com outras pessoas, fortalecendo seu relacionamento com Ele e com os outros.
Espero que essas sugestões possam ajudá-lo a desenvolver atividades criativas e significativas para as crianças enfatizarem a reconciliação com Deus.


Explore+

Acesse o DRIVE DE ARQUIVOS criado especialmente para as igrejas, contendo diversos arquivos preparados para impressão ou produção de produtos com a marca do tema, como: camisetas, canecas, marcador de bíblia, banners etc.